Empresa Fabricante de Caminhões
Alguns caminhões novos apresentando vazamento de óleo logo após a montagem final.O departamento de qualidade da empresa detectou que o alojamento do bujão apresentava trincas após serem soldados com a tampa do Carter.
O material especificado para o alojamento do bujão teria que ser aço carbono 1010 ou 1020.
Após a análise do material com o espectrômetro portátil constatou-se que o material encontrado era o aço 4140, o qual apresentava um valor de dureza maior e aumentava a chance do aparecimento de trincas após a solda.
O espectrômetro portátil foi utilizado na linha de produção e no estoque de peças recebidas de toda a cadeia produtiva para separar as tampas de Carter que tinham o alojamento do bujão com material errado (aço 4140),
No fabricante de auto peças que fornece a tampa de Carter com o alojamento do bujão, também foram realizadas inspeções com o espectrômetro portátil para identificar o material errado (aço 4140).
Após toda a separação e segregação de material constatou-se que ocorreu uma mistura no fornecedor de matéria pima, que forneceu uma barra de material errado (aço 4140) para usinagem do alojamento do bujão no fabricante de auto peças.
Empresa de Mineração
Uma empresa mineradora durante a extração de minérios, separava semanalmente de 200 a 300 amostras de determinados locais da mina, para serem enviadas ao laboratório externo para serem analisadas afim de realizarem o controle dos teores do minério que seria extraído, para direcionar as escavações.Os custo destas análises eram relativamente altos, devido a quantidade e devido ao sistema de pagamentos por elemento químico procurado.
Após a aquisição do espectrômetro portátil e feita a inserção das curvas de calibração obtidas com as amostras de teores conhecidos dos locais da mina que foram obtidas através de outros métodos de análise (absorção atômica, etc), a empresa passou a fazer uma triagem antes das amostras serem enviadas ao laboratório externo.
O resultado foi que a quantidade de amostras enviadas para a análise ao laboratório externo sofreu uma considerável redução, tanto que em menos de um ano no uso do equipamento portátil a empresa recuperou o seu investimento.
Empresa de Fundição de Ferro Fundido.
Um fabricante de auto peças que utiliza em seu processo de fabricação as sucatas de ferro para a fabricação das peças de ferro fundido, a empresa realizava a conferência do material da sucata com um sistema simples, utilizando um ímã para separar os materiais magnéticos dos não magnéticos, mas a montadora de veículos ao receber as peças realizou testes de durabilidade e ensaios químicos e físicos em algumas peças recebidas, e a montadora de veículo detectou que o material não era ferro fundido, as peças continham materiais ligantes, que contaminaram o ferro fundido.
Foi detectado que no processo de fabricação a empresa recebeu o aço inox 420/430 para fundição e estes materiais são magnéticos, somente a separação utilizando ímã não foi capaz de separá-lo. Ocorreu uma parada na produção e "recall" na substituição das peças, e um grande prejuízo para o fabricante de auto peças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário